quinta-feira, 30 de junho de 2022

O MANDAMENTO É SUPERIOR A LEI:

Não sabeis vós, irmãos 
(pois que falo aos que sabem a lei), 
que a lei tem domínio sobre o homem, 
por todo o tempo que vive?
Porque a mulher que está sujeita ao marido, 
enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; 
mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
De sorte que, vivendo o marido, 
será chamada adúltera se for de outro marido; 
mas, morto o marido, livre está da lei, 
e assim não será adúltera se for de outro marido.
Assim, meus irmãos, 
também vós estais mortos para a lei, 
pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, 
daquele que ressuscitou de entre os mortos, 
a fim de que demos fruto para Deus.
Porque, quando estávamos na carne, 
as paixões dos pecados, que são pela lei, 
obravam nos nossos membros, 
para darem fruto para a morte.
Mas agora, estamos livres da lei, 
pois morremos para aquilo 
em que estávamos retidos; 
para que sirvamos em novidade de espírito, 
e não na velhice da letra.
Que diremos pois? É a lei pecado? 
De modo nenhum; 
mas eu não conheci o pecado, senão pela lei; 
porque eu não conheceria a concupiscência, 
se a lei não dissesse: Não cobiçarás;
Mas o pecado, 
tomando ocasião pelo mandamento, 
obrou em mim toda a concupiscência, 
porquanto, sem a lei, estava morto o pecado.
E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, 
mas, vindo o mandamento, 
reviveu o pecado, e eu morri;
E o mandamento que era para vida, 
achei eu que me era para morte.
Porque o pecado, 
tomando ocasião pelo mandamento, 
me enganou, e, por ele, me matou.
E assim a lei é santa, 
e o mandamento santo, justo e bom. 
-ROMANOS:7;1a12-
"""""""""""""""""""""""

Nenhum comentário:

Postar um comentário