segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A MULHER SAMARITANA:

Jesus foi, pois, a uma cidade de Samaria, 
chamada Sicar, junto da herdade, 
que Jaco tinha dado ao seu filho José; 
E estava ali a fonte de Jaco. 
Jesus, pois, cansado do caminho, 
assentou-se assim, junto da fonte; 
Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água; 
Disse-lhe Jesus: -Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos, 
tinham ido à cidade comprar comida.
Disse, pois, a mulher samaritana: 
-Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, 
que sou mulher samaritana? 
(porque os judeus não se comunicam 
com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: 
-Se tu conheceras o dom de Deus, 
e quem é o que te diz: Dá-me de beber, 
tu lhe pedirias, e Ele te daria, água viva.
Disse-lhe a mulher: -Senhor, 
tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; 
onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jaco, 
que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, 
e os seus filhos e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: 
-Qualquer que beber desta água, tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água, que Eu lhe der, 
nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der, 
se fará nele uma fonte de água, 
que salte para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher: -Senhor, dá-me dessa água, 
para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
Disse-lhe Jesus: -Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: -Não tenho marido. 
Disse-lhe Jesus: -Disseste bem: Não tenho marido;
Porque tiveste cinco maridos, 
e o que agora tens não é teu marido; 
isto disseste com verdade.
Disse-lhe a mulher: -Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, 
e vós dizeis que é em Jerusalém, 
o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: 
-Mulher, crê-me que a hora vem, em que, 
nem neste monte, nem em Jerusalém, 
adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; 
nós adoramos o que sabemos, 
porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, 
em que os verdadeiros adoradores, 
adorarão o Pai em espírito e em verdade; 
porque o Pai procura a tais, que assim O adorem.
Deus é Espírito, e importa, que os que O adoram, 
O adorem em espírito e em verdade.
A mulher disse-lhe: -Eu sei que o Messias 
(que se chama o Cristo) vem; 
quando Ele vier, nos anunciará tudo.
Jesus disse-lhe: -Eu o Sou, Eu, que falo contigo.
E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se, 
de que estivesse falando com uma mulher; 
todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? 
ou: Por que falas com ela?
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, 
e foi à cidade, e disse àqueles homens:
-Vinde, vede um homem, 
que me disse tudo quanto tenho feito: 
porventura não é este o Cristo?
Saíram pois da cidade, e foram ter com Ele. 
-JOÃO:4;5a30- 
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Nenhum comentário:

Postar um comentário