quarta-feira, 20 de julho de 2022

AMIGOS DE JÓ:

Então respondeu Jó ao Senhor, 
e disse: -Bem sei eu que tudo podes, 
e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.
Quem é aquele, dizes tu, 
que, sem conhecimento, encobre o conselho? 
Por isso falei do que não entendia; 
coisas que para mim, 
eram maravilhosíssimas,.e que eu não compreendia.
Escuta-me, pois, e eu falarei; 
eu te perguntarei, e tu ensina-me.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, 
mas agora te vêem os meus olhos;
Por isso, me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.
Sucedeu, pois, que acabando o Senhor, 
de dizer a Jó aquelas palavras, 
o Senhor disse a Elifaz, o temanita: 
-A minha ira se acendeu contra ti, 
e contra os teus dois amigos, 
porque não dissestes de mim, 
o que era reto, como o meu servo Jó.
Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, 
e ide ao meu servo Jó, 
e oferecei holocaustos por vós, 
e o meu servo Jó orará por vós; 
porque deveras a ele aceitarei, 
para que Eu vos não trate, conforme a vossa loucura; 
porque vós não falastes de Mim, 
o que era reto, como o meu servo Jó.
Então foram Elifaz, o temanita, 
e Bildad, o suíta, e Sofar, o naamatita, 
e fizeram como o Senhor lhes dissera; 
e o Senhor aceitou a face de Jó;
E o Senhor virou o cativeiro de Jó, 
quando orava pelos seus amigos; 
e o Senhor acrescentou a Jó, 
outro tanto, em dobro, a tudo quanto dantes possuía.
Então vieram a ele todos os seus irmãos, 
e todas as suas irmãs, 
e todos quantos dantes o conheceram, 
e comeram com ele pão em sua casa, 
e se condoeram dele, 
e o consolaram de todo o mal, 
que o Senhor lhe havia enviado; 
e cada um deles, lhe deu uma peça de dinheiro, 
e cada um um pendente de ouro.
E assim abençoou o Senhor, 
o último estado de Jó, mais do que o primeiro; 
porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, 
e mil juntas de bois, e mil jumentas.
Também teve sete filhos e três filhas.
E chamou o nome da primeira Jemima, 
e o nome da outra Cassia, 
e o nome da terceira Keren-hapuch.
E em toda a terra não se acharam mulheres, 
tão formosas como as filhas de Jó; 
e seu pai lhes deu herança, entre seus irmãos.
E, depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; 
e viu a seus filhos, e aos filhos dos seus filhos, 
até à quarta geração.
Então morreu Jó, velho e farto de dias.
-JÓ:42;1a17-
""""""""""""""""""""""""""""""""

Nenhum comentário:

Postar um comentário