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A História da dança
Apresentação de um grupo de dança.
A história da dança cênica
representa uma mudança
de significação dos propósitos artísticos
através do tempo.
Com o Balé Clássico,
as narrativas e ambientes ilusórios
é que guiavam a cena.
Com as transformações sociais
da época moderna,
começou-se a questionar
certos virtuosismos presentes no balé e
começaram a aparecer diferentes
movimentos de Dança Moderna.
É importante notar que nesse momento,
o contexto social inferia muito
nas realizações artísticas,
fazendo com que então
a Dança Moderna Americana
acabasse por se tornar bem diferente
da Dança Moderna Europeia,
mesmo que tendo
alguns elementos em comum.
A dança contemporânea
como nova manifestação artística,
sofrendo influências tanto
de todos os movimentos passados,
como das novas possibilidades tecnológicas
(vídeo, instalações).
Foi essa também, muito influenciada
pelas novas condições sociais
- individualismo crescente,
urbanização, propagação e
importâncias da mídia,
fazendo surgir novas propostas de arte,
provocando também,
fusões com outras áreas artísticas
como o teatro por exemplo.
Dança e educação
A dança,
no contexto educacional brasileiro
aparece como conteúdo
da disciplina Artes e
nas atividades rítmicas e
expressivas da Educação Física.
Na disciplina Arte a dança é trabalhada
como atividade e linguagem artística,
forma de expressão, socialização,
como conceito e
linguagem estética de arte corporal.
Como atividade de arte cênica e
para apresentações.
Ja na educação física,
o propósito da dança é diferente,
podendo até se inserir,
como cultura corporal
de movimento humano.
Mas a abordagem da dança
dentro do contexto da Educação Física
é diferente da abordagem da dança
no contexto da Arte.
Na educação física a dança,
é utilizada de forma instrumental,
assim como a ginástica,
os esportes e as lutas,
enfocando o aspecto motor,
biopsicossocial,
como forma de atividade
para condicionamento físico,
visando bem estar e saúde em clubes, academias e demais espaços de lazer.
A dança na educação física
é apenas uma atividade fisica
que é o propósito de atuação
deste profissional.
No ambito de formação
acadêmico profissional,
existem cursos específicos
de bacharelado em Dança
que qualificam profissionais de dança,
seja o artista bailarino,
dançarino ou coreógrafo e
ainda as licenciaturas em Dança
que forma os professores de dança.
Estes cursos são vinculados,
à área de conhecimento das Artes.
No Brasil,
a formação para professores e
artistas de dança é adquirida
nos cursos superiores de dança
(bacharelados e licenciaturas).
Sendo esta profissão regulamentada,
pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista.
Classificação e gêneros Dança Bharatanatyam.
Várias classificações
das danças podem ser feitas,
levando-se em conta diferentes critérios.
Quanto ao modo de dançar:
-dança solo
(ex.: coreografia de solista no balé, sapateado);
-dança em dupla
(ex.: tango, salsa, valsa, forró etc);
-dança em grupo
(ex.: danças de roda, sapateado).
Quanto a origem:
-dança folclórica
(ex.: catira, carimbó, reisado etc);
-dança histórica
(ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
-dança cerimonial
(ex.: danças rituais indianas);
-dança étnica
(ex.: danças tradicionais
de países ou regiões)
Quanto a finalidade:
-dança erótica
(ex.: can can, striptease, pole dancing);
-dança cênica ou performática
(ex.: balé, dança do ventre,
sapateado, dança contemporânea);
-dança social
(ex.: dança de salão, axé, tradicional);
-dança religiosa/dança profética
(ex.: dança sufi).
-dança coreografada
(ex.: Casamento, Debutantes, Bodas); etc
Estudos e técnicas de dança:
No início dos anos 1920,
os estudos de dança
(dança prática, teoria crítica,
análise musical e história)
começaram a ser considerados uma
disciplina acadêmica.
No final do século XX,
esses estudos são parte integrante
de muitos programas de artes e
humanidades das universidades,
incluindo:
-prática profissional:
performance e habilidades técnicas
-prática de pesquisa:
coreografia e performance
-etnocoreografia,
abrangendo os aspectos de dança
relacionados com antropologia,
estudos culturais, estudos de gênero,
estudos de área, teoria pós-colonial,
etnografia etc.
-dançaterapia
ou terapia por movimentos de dança.
-Dança e tecnologia:
novos meios de comunicação e
o desempenho de tecnologias.
-Análise de Movimento de Laban e
estudos somáticos.
Graus acadêmicos estão disponíveis
desde o bacharelado até o doutorado e
também programas de pós-doutorado,
com alguns estudiosos de dança,
fazendo os seus estudos,
como estudantes maduros
depois de uma carreira profissional
de dança.
Competições de dança
Uma competição de dança
é um evento organizado
em que os concorrentes executam danças
perante um juiz ou juízes
visando prêmios e,
em alguns casos, prêmios em dinheiro.
Existem vários tipos principais
de competições de dança,
que se distinguem principalmente
pelo estilo ou estilos de dança executados.
Os principais tipos
de competições de dança incluem:
-Dança competitiva,
em que uma variedade de estilos
de danças teatrais,
como dança acro, balé, jazz,
hip hop, dança lírica e sapateado,
são permitidos.
-Competições abertas,
que permitem uma grande variedade
de estilos de dança.
Um exemplo disto
é o popular programa de TV
So You Think You Can Dance.
-Dança esportiva,
que é focada exclusivamente
em dança de salão e dança latina.
Exemplos disso são
populares programas de televisão
Bailando por um Sonho e
Dancing with the Stars.
-Competições de estilo único,
como dança escocesa,
dança de equipe (dance squad) e
dança irlandesa, que só permitem,
um único estilo de dança.
Hoje,
há vários concursos de dança
na televisão e na internet.
-Ballet de repertório
-O Lago dos Cisnes
-O Quebra Nozes
-A Bela Adormecida
-Don Quixote
-lelele
-Romeu e Julieta
-La Sylphide
-Coppélia
-Petrushka
-Spartacus
-A Sagração da Primavera
-Pássaro de Fogo
-Harlequinade
-La Fille Mal Garde
-La Bayadère
-Satanela
-Paquita
-Diana e Acteon
-Chamas de Paris
-Le Espctre De La Rose
-Le Corsarie
-Les Sylphides
-La Esmeralda
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